Tutorial de como fazer Luminária de PVC.


Materiais Necessários

  • Tubo PVC 100 mm de 35cm
  • Lixa 220
  • 01 metro de fio
  • 01 bocal para lâmpada
  • 01 interruptor de abajur
  • 01 base de madeira para acoplar o tubo
  • Conector de tomada

Como Fazer

Passo 1
Comece fazendo um desenho das formas que deseja na sua luminária, pode ser no papel sulfite para posterior repasse na peça ou direto no tubo. Lembre-se de que esse desenho irá guiar as áreas que serão vazadas na luminária.

Dica De Repasse

Se você não se sente seguro para desenhar diretamente no tubo de PVC pode fazer a ilustração numa folha de sulfite. Para fazer o repasse desse desenho na peça basta riscar atrás da folha com lápis 6B.
Depois cole a folha com fita crepe sobre o tubo e faça os contornos dos desenhos a lápis. Remova a folha e verifique que os traços do seu desenho estão sobre o tubo de PVC.
Passo 2
Para fazer o vazado das áreas do desenho é necessário contar com a ajuda de uma broca, em geral as de 3 mm são suficiente. Você pode usar uma minibroca mais ou menos grossa, tudo depende da sua habilidade.
Tudo o que você precisa fazer é ir dando forma aos desenhos com a ajuda desse broca, ou seja, ir vazando as áreas. No caso de parecer difícil no começo é possível ir fazendo furos ou do lado do outro no contorno do desenho. Se tiver mais habilidade com uma furadeira também é uma opção interessante de ferramenta.
Passo 3
Depois de vazar as áreas certas do desenho você pode passar a lixa em todo o tubo, por dentro e por fora. Isso ajuda a limpar a área em que a broca foi usada, a ponta de uma faca de cozinha também ajuda a limpar as canaletas.

Dicas Extra

Se você criou um desenho com uma flor ou uma borboleta por exemplo e deseja dar um efeito especial nas pétalas da primeira ou nas asas da segunda pode fazer isso com a ajuda de um isqueiro.
O calor do isqueiro vai ajudar a afastar partes do seu desenho, para isso esquente com o isqueiro e vá forçando devagar para fora, depois passe um pano úmido para esfriar e para que o pedaço que foi afastado não volte para o lugar.

A Pintura

Em relação a pintura da peça foca a seu critério que cor usar, lembre-se do efeito da luz na peça para escolher uma cor que fique ainda mais realçada.

Dicas De Segurança

Como esse tutorial implica no uso de uma minibroca ou de uma furadeira é de extrema importância que você se proteja. A nossa dica é usar uma máscara de proteção para o rosto e um óculos, isso porque pequenos pedaços do tubo de PVC podem voar ao se soltar da peça.
Dessa forma manter os olhos e o rosto como um todo protegidos é muito importante. Também é necessário realizar essa parte de vazar o PVC num lugar estável da casa e no qual não haja a possibilidade de haver sobressaltos. Cuidado nunca é demais e tudo o que você quer é ter uma boa luminária como resultado, não é mesmo?

Galeria De Vídeos

Para quem ficou com dúvidas ou deseja ver de forma mais prática como fazer a sua luminária com tubo de PVC separamos alguns vídeos ótimos com técnicas variadas. Assista a esses vídeos e se prepare para descobrir que você pode ter belíssimas luminárias sem gastar quase nada.

6 comentários:

  1. Como eu faço pra receber o desenho do homem aranha e da águia ou melhor pra você me enviar os desenhos me esprique por favor tou comesçando á fazer luminárias obrigado!...

    ResponderExcluir
  2. Olá João, obrigado pela visita, já foram enviados para o seu e-mail, boas artes !!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom uma forma de ajudar o meio ambiente

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Eduardo, se possível me envie o desenho da águia e parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. quaisl casas especializados compro papel sulfite com desenho.

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe!

Instagram