Porta Varas de pesca com tubos de PVC



Passo a Passo - 


Porta Varas com tubos de PVC 

 por Lucas Louzada 

Mensagem
Bom dia amigos... 
Gostaria de compartilhar com vocês um passo a passo para construção de Porta Varas de PVC.

                           

Quando vou pescar em costões ou praia costumo ir de moto, o que não é uma tarefa tão simples. Carregar as tralhas pequenas é mole, coloco tudo em minha mochila. Agora as varas! Ai que esta o problema. Para tentar sanar esta dificuldade construí um Porta Varas de PVC (cano) que serviu muito bem para transportá-las na moto. Não só na moto, serve para um transporte seguro no carro e também para guardá-las em casa.     

Amigos inicio o projeto com um cano de 50 mm (só para carregar 1 vara) e então passei para o cano de 100 mm (mais de 1 vara). Recomendo o cano de 100 mm. 

Então chega de conversa fiada e vamos ao Passo a Passo.


1ª Materiais: 
* Cano de PVC - Utilizei um cano  de 100 mm. Meu Porta Varas foi de 1,10 mts, faça do tamanho que for adequado para suas varas. Normalmente os materiais de construção vendem canos de 1 em 1 metro.
* Caps (Tampões) - 2 Caps de 100 mm.
* Cola para PVC - 1 bisnaga pequena.
* Lixa - Usei um folha de gramatura 180.
* Alça para transporte - Retirei de um bolsa velha. Acredito que podemos achar em lojas de tecidos. Aqui em Vila Velha (Gloria) existem varias.
* Linha - Utilizei linha de pesca mesmo.
* Espuma - Retirei um pedaço de espuma de um almofada velha. Esposas de lavar louças também servem.
Obs: Dica - Evite comprar materiais da marca Tigre. É muito mais caro que outras marcas. A qualidade Tigre é superior mais para nosso projeto não é necessário, não vamos enterrar nenhum cano, ou sofrer com vazamentos. Ex: Um Cap (tampão) da marca tigre cotei por R$ 7,50 de outra marca por R$ 3,50.
  
 

2º Ferramentas:
* Arco e serra - Utilizei para serrar o cano. Somente a serrinha também pode ser utilizada.
* Trena - Utilizei para medir. Qualquer ferramenta de medição é válida até mesmo o olhômetro.
* Lápis - Utilizei para marcações. Qualquer coisa que risque esta valendo.
* Chave fenda - Utilizei para furar e ajudar a passar as alças de transporte.
* Fogo - Utilizei para esquentar a chave de fenda, para ajudar no furo. Pode ser o fogão (meu caso), esqueiro entre outros.
* Lima - Utilizei para acabamento aos cortes das alças.


3º Vamos serrar o cano de PVC na medida desejada e lixar as extremidades do mesmo. Posto que, depois de serrado o cano fica muito áspero e com rebarbas. Agora vamos fazer as marcações para colocarmos a alça de transporte.


4º Ao fazer os cortes usei arco e serra com um angulação de aproximadamente 45 graus de um lado e do outro. Assim vamos conseguir o espaço necessário para alça. Para dar acabamento e conseguir esse aspecto mais quadrado/uniforme vamos utilizar a lima.


5º Pronto os dois lados da alça cortados e acabados.


6º Agora vamos passar a alça pela furação e costurá-las (costure bem as laterais da alça). Se você não sabe costurar aprenda, é muito fácil (eu também não sabia foi minha primeira costura) pergunte sua esposa, namorada, mãe ou sei lá quem. Ou simplesmente pergunte ao google. Aqui utilizei a chave fenda para ajudar a passar as alças e claro agulha e linha para costurar.    

  

7° Pronto alça no local.


8ª Esquente a chave de fenda.


9º Agora fure os caps (tampões). Furei os caps para evitar algum tipo de umidade. 


10º Caps furados. Lixe as rebarbas.


11º Agora vamos forrar o fundo dos caps. Colocando as espumas vamos evitar impactos em nossas queridas varas. Recortei a espuma mais ou menos no tamanho do cap e colei com a cola de PVC.


12º Espuma no local e colada. Cole a espuma nos dois caps.


13° Quase pronto. Encaixe um cap na parte inferior do cano e cole da seguinte maneira. Espalhe a cola pela lateral interior do cap, encaixe-o no cano, depois de encaixado espalhe a cola na fresta entre o cap e o cano.  
O cap da parte superior servirá como tampa (ele fica bem ajustado, sendo muito difícil abrir).    


Agora sim pronto!!!  

7 comentários:

Gostou? Compartilhe!

Instagram