Passo a passo da Ju Luminárias - http://casadaju-julia.blogspot.com.br


Passo a Passo das luminárias

1º - Escolha um cano de primeira linha, pois tive experiência com canos de segunda linha, mais flexíveis, a broca esquenta e não consegue cortar porque o PVC derrete com o calor. O de primeira linha é mais grosso e duro, esfarela quando se fura, esse sim dá certo. 
Com lixa de construção, lixe o cano para retirar as imperfeições e letras do cano.
 
2º - Escolha um desenho e passe com papel carbono para o cano.

3º - Muito importante antes de começar a cortar: Utilize óculo de proteção e máscara para não inalar o pó e nem ter perigo de machucar os olhos.

4º - Utilizando uma microrretífica Dremel 300 com broca 1,0 mm faça os cortes no pvc, lembrando que dependendo do desenho os cortes não podem se encontrar, a não ser que deseje que este seja vazado.
Para cortar é só fazer o primeiro furo e conduzir a broca pelo desenho.

5º - Com uma lixa de construção fina, retire os farelos que ficarão onde você cortou, por dentro e por fora do cano.

6º - A luminária pode ser pintada ou não, conforme a preferência. Se for pintar use tinta spray. Eu utilizo tinta spray da colorgin.

7º - A Base: 
Existem inúmeras formas de se fazer a base, o que se deve analisar é o tipo de luminária que está fazendo:

Para luminária de mesa (até 50 cm) já utilizei: 
  • 1) Base pronta em PVC (plafonier), este já vem com soquete embutido, pode ser encontrado em lojas de material de construção.
  • 2) Um retângulo de madeira parafusado internamente para instalação do soquete.
Nessas luminárias de mesa a troca da lâmpada é feita por cima, então a base pode ser fechada que não irá atrapalhar.

Para luminária de chão ou maiores que 50 cm:
  • Utilizo bases fechadas de madeira, com o cano parafusado nela. No caso, a troca da lâmpada será por baixo, retirando os dois parafusos laterais.

Já vi vários amigos artesãos que praticamente não utilizam base, mesmo na luminárias de chão.
Alguns trabalham a parte de baixo fazendo falsos pés, (como fiz na luminária Nossa Senhora Aparecida http://casadaju-julia.blogspot.com/2010/12/luminarias-em-pvc-nossa-senhora.html ) ou utilizando os chamados jacarés, ou tucanos, (que são aqueles suportes de metal para prateleiras de vidro). Os jacarés ou tucanos eu ainda não usei, mas tenho recomendações de outros artesãos que dá super certo.
 

8º - Faça a instalação elétrica, soquete de porcelana e fio para abajur com plug e interruptor já prontos. No caso do plafonier não precisará do soquete.

9º - Utilize lâmpadas frias (fluorescentes), ou se for usar as incandescentes, devem ser de no máximo 40 watts, pois pelo aquecimento elas podem escurecer o pvc.

Para furar eu utilizo a microretífica da Dremel com eixo flexível, a Dremel 300, com o mandril para segurar qualquer espessura de broca. Para os cortes utilizo a broca 1,0 mm. 

Espero ter ajudado.
Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Compartilhe!

Instagram